Blog

Vacinação: é preciso para entrar em Orlando e Miami?

art_wdppo1803__vacinas

Essa é uma das maiores duvidas que surgem em nossos canais de comunicação e nos posts do nosso grupo no facebook, o Tudo sobre Orlando, FL – Eu em Orlando.

A resposta é: não! Mas, a coisa não é tão simples assim…

Para quem vai via Panamá, e, fará imigração no país, aí sim a vacinação para febre amarela é exigida, mas atenção: SOMENTE PARA QUEM FARÁ IMIGRAÇÃO NO PANAMÁ! Somente se você der entrada oficialmente no país. Quando se faz escala ou conexão no Panamá, a vacinação não é exigida.

Atenção, pois existem voos da Copa para Orlando e Miami com escalas longas no Panamá, nesse caso, se resolver sair do aeroporto, a vacina contra febre amarela será exigida.

No caso de necessidade de se vacinar, é importante lembrar que a vacina deve ser tomada 10 dias antes de sua viagem, e, pessoas que foram vacinadas há mais de dez anos devem tomar um reforço da vacina.

Outro caso de exigência de vacinação da febre amarela, é se o seu voo fará conexão na Bolívia.

Caso realize alguma outra viagem desde os EUA, você precisará checar se o país de destino exige também a vacina contra febre amarela. Caso você não tenha se vacinado, o check-in sequer será autorizado nos EUA. Como muitos viajantes acabam indo dos EUA para o Caribe, é preciso ficar alerta a estes destinos: Bahamas, Barbados, Costa Rica, Aruba, Curaçao e Punta Cana: exigem a vacina de países onde há risco de transmissão, no qual o Brasil se enquadra.

O lugar de tomar a vacina é num posto de vacinação municipal ou estadual. Você só precisa de: carteira de identidade. É grátis, e sem exigência de hora marcada. Você receberá um certificado de comprovante de vacinação. Atenção, pois existem postos de saúde que também emitem o certificado internacional.

Relação de postos em SP que aplicam a vacina: http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/imuni/posto_fad1.htm

Relação de postos no RJ que aplicam a vacina: http://www.cives.ufrj.br/informacao/unidades/fam-rio.html

civp

CIVP

O que é CIVP?

O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia é um documento que comprova a vacinação contra as doenças, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional. A lista com os países que exigem o Certificado está disponível na internet no site da Organização Mundial de Saúde. Link: http://who.int/ith/ITH_Annex_I.pdf?ua=1

O Brasil recomenda a vacinação contra Febre Amarela para viajantes com destino as áreas internacionais de risco para a doença, bem como para viajantes com destino as áreas nacionais de risco para transmissão da mesma.  A vacinação contra a Poliomielite é recomendada para viajantes com destino as áreas com ocorrência da doença. Consulta as áreas de risco para essas doenças em destinos.

Para emitir o CIVP você precisa:

– Apresentação do Cartão Nacional de Vacinação preenchido corretamente com: data da administração da vacina, lote da vacina, assinatura do profissional que realizou e identificação da unidade de saúde;

– Apresentação de documento de identidade oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de motorista válida, etc.) ou Certidão de Nascimento;

– Comparecer a um Centro de Orientação de Viajantes.

vacina

Isenção de vacinação

Para casos em que a vacinação for contraindicada deverá ser emitido o Atestado de Isenção de Vacinação.

A emissão deste certificado pode ser realizada pelo médico. Recomenda-se a utilização do modelo de atestado de isenção. Também de levar a CIVP comprovando.

A Anvisa também dispõe de um sistema de orientação de viajantes on line: O Sistema de Informações de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (Sispafra). No sistema, os viajantes podem verificar se o país para o qual estão se deslocando exigem apresentação do CIVP. A ferramenta também permite realizar o pré-cadastro para agilizar o atendimento e consultar a lista de Centros de Orientação de Viajantes.

 Link:  http://www.anvisa.gov.br/viajante/

Fontes: Site da Anvisa, Site da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde do Brasil. Consulta via e-mail a embaixada americana no Brasil.

66 Comments

  • Boa tarde deixa ver se eu entendi bem… Pra fazer conexão no Panamá sem sair do aeroporto não precisa vacinar, mas se fizer conexão na Bolívia precisa? Mesmo sem sair do aeroporto? Grata Alessandra

        • No site da ANVISA a informação é a mesma
          http://www.anvisa.gov.br/viajante/

          Para entrada nos EUA não há recomendações. Na república dominicana falam apenas da malária, não exigem nada relacionado com febre amarela. Concluindo, não deve precisar do CIVP pra entrar nos EUA fazendo conexão por Punta Cana

          • Boa tarde Vinícius.

            Para entrada nos EUA, não é exigida nenhuma vacina, porém, observe se o seu voo fará conexão em algum outro país.

            Att
            Equipe Eu em Orlando.

        • Boa tarde Vinícius.

          Para entrada nos EUA, não é exigida nenhuma vacina, porém, observe se o seu voo fará conexão em algum outro país.

          Att
          Equipe Eu em Orlando.

    • Não precisa não! Nem se você for ficar em Punta Cana precisa estar vacinado contra febre amarela, quem dirá apenas um a conexão!

  • Vou fazer um cruzeiro em miami com destino Cozumel, Mexico – Belize – Mahogany Bay, Isla Roatan – Grand Cayman, Cayman Islands preciso tomar a vacina de febre amarela?

  • Olá Erick,
    o meu Voo de volta tem conexão na Bolívia, devo tomar a vacina de Febre amarela ? ou não? Já que nesse caso eu estaria voltando para o Brasil?

    • Olá Karen, boa tarde.

      Aconselho a tomar, pois, se houver algum problema e você tiver que desembarcar na Bolívia, já está vacinada.

      Att
      Equipe Eu em Orlando.

  • Erick, bom dia.
    Vou para um cruzeiro pelo caribe, com saída no Panamá. Passaremos por Aruba, Colon, Curação e Cartegena. Estou grávida de 5 meses e por esse motivo não posso tomar a vacina. Fui orientada a fazer a isenção junto a Anvisa. Minha dúvida é: Posso ser barrada no Panamá mesmo tendo o certificado de isenção, pelo fato de não estar vacinada?

    Desde já agradeço.

    • Olá Kayan, boa noite.

      Agradecemos o contato e a sua pergunta.

      Não, no caso de conexão e escala, não é necessário.

      Att
      Equipe Eu em Orlando.

  • bom dia, Estou com viagem marcada para 09/07 a 21/07 para Orlando, preciso saber se é verdade que precisa tomar vacina de sarampo?

    Fico no aguardo,

    Obrigada pela atenção.

    Mary Cabral

  • Passei 8 dias no Panamá em dezembro e não foi pedido nenhum certificado de vacina.
    Esssa questão sempre aparece.
    Fui pesquisar no site da Anvisa e lá informa que o Panamá não exige mais a vacina de febre amarela.

    • Boa tarde Sol.

      As autoridades do Panamá é quem determinam a necessidade da vacinação, e não a ANVISA.

      De tempos em tempos, o Panamá faz mudanças nas regras, mas, pelas informações consulares que possuímos, a vacinação ainda é exigida.

      Att
      Equipe Eu em Orlando.

  • Boa noite, estou viajando para Miami via Punta Cana, porem sem fazer imigração neste país (RD) há necessidade de alguma vacina? Obrigado.

  • Bom dia,
    Realizarei um cruzeiro partindo de Miami (EUA), com destino a Ocho Rios (Jamaica), Cozumel (México), Ilhas Cayman e Bahamas. É necessário tomar vacina contra febre amarela e malária? Obrigado!

    • Boa tarde Nasser.

      Para entrada nos EUA, não é necessário, vc deve verificar somente a exigência para a Jamaica e México.

      Att
      Equipe Eu em Orlando

  • Gostaria.de saber se a vacina e.exigida porque residimos no brasil? Pois moro fora- canada e estou indo p um cruzeiro no caribe a agencia disse q preciso da vacina e quando pergunto aqui dizem q nao. O valor da vacina aqui e de 150$ nao sei o q fazer?

    • Sarah, boa noite.
      Desconhecemos a legislação Canadense, infelizmente não podemos te ajudar nessa questão.
      Att
      Equipe Eu em Orlando.

  • Tenho a mesma dúvida. Minha filha está há 5 meses nos EUA fazendo intercâmbio e agora vai fazer um cruzeiro pelo caribe passando pelo Haiti, jamaica e México. Estamos em dúvida sobre a obrigatoriedade da vacina mesmo tendo visto no site da OMS e a vacina custa em torno de 150 dólares. Eles dizem que seria preciso quando a pessoa vem do Brasil…será que ela vai precisar tomar?

  • Olá bom dia!!!

    Viajo no próximo dia 24 para Punta Cana, via MIAMI, volto via MIAMI e fico em MIAMI 5 dias e retorno ao Brasil, para imigração nos EUA, voltando de Punta Cana, além do visto, preciso tomar vacina contra febre amarela?
    Grata pelo retorno estou aflita.
    Carmen

  • Resido no Brasil e quero ir a Miami em setembro/16. Pretendo, de la, embarcar em cruzeiro pela America Central. Sou transplantado renal e não posso tomar as vacinas, pois faço uso continuo de medicamentos imunossupressores. Gostaria de saber se, mesmo apresentando atestado de isenção de vacina, poderei ter algum problema ao embarcar no navio ou desembarcar em algum pais, se corro o risco de pedirem mais algum comprovante…
    Mto grato.

  • Tenho 68 anos fui tomar a vacina da febre amarelo no Sesc e tive a informação que maiores de 60 anos estão isento da vacina pois vou para Miami e faremos conexão na volta no Panamá. A informação procede.aguardo resposta obrigada.

  • Boa tarde,

    Embarco para Cancun com escala em Dallas pela American Airlines, a dúvida é:
    A companhia aérea pode exigir no embarque o certificado de vacinação?
    Em Dallas é obrigatório? é escala de 2 horas, tanto na ida como na volta!
    Em Cancun é obrigatório?
    Grato.

    • Fui em 2016 para Cancun e não pediram, agora não sei, mas acredito que não precisa pois não se passou tanto tempo assim.

  • Minha filha vai viajar pra Miami. Ela já tomou a vacina da febre amarelo, mas tem que adquirir o cartão de vacinação internacional. Gostaria de saber se no Aeroporto Galeao do Rio de Janeiro faz isso e se funciona no dia de domingo. Obrigada.

    • Para Miami, não é necessária vacinação.
      Sobre o funcionamento do posto, não sabemos informar.

  • Olá. .meu filho vai fazer intercâmbio para Miami e Orlando e eu queria saber se é necessário adquirir a carteira de vacinação internacional e quais as vacinas obrigatórias para entrar no país ?

  • Oi, deixe eu tirar uma dúvida. Em fevereiro, na volta de Orlando para Salvador, saio de Orlando, chego em Miami; de Miami chego às 19:40 em Bogotá e saio de Bogotá 21:15 para São Paulo. Preciso da vacina de febre amarela?

    • Olá Eugênia, boa tarde.
      Provavelmente não, mas a cia aérea poderá confirmar se há necessidade. Se o seu voo for só conexão, sem dormitório por lá, muito provavelmente não precise.

  • Vou fazer um Cruzeiro saindo de Miami, que passa pelas Bahamas. É preciso a vacina de febre amarela?
    Obrigado

  • Oi Pessoal, a minha mãe tem 73 anos e vai viajar na segunda para os Estados Unidos, vai para a Califórnia, é obrigatório para entrar nesse país a vacina contra febre amarelo? Obrigada. Aguardo!

  • Olá, com essa correria do povo em busca da vacina contra febre amarela, não consegui tomar a minha. São filas de 2h sem garantia que vou conseguir e, como trabalho, não tenho esse tempo. Minha viagem para os EUA é em 14/fev. Pergunta: corro o risco de em cima da hora, eles passarem a exigir a vacina? Como fica quem não teve tempo hábil? Grato.

    • Até o momento não há qualquer notificação das autoridades americanas quanto a vacinação de brasileiros para febre amarela, quando da entrada nos EUA.

  • Boa tarde, estou indo pra Orlando com escala no mexico, porem minha cidade diz que nao estao emitindo a carteira internacional de vacinação. Tomei a vacina e tenho a carteira de vacinação brasileira, mas seria muito risco ciajar somente com esta?

  • Boa tarde, perdi meu cartão de vacina, e vou para Orlando em janeiro em um voo direto, neste caso seria nescessario tirar uma segunda via, ou consigo entrar no país sem cartão de vacinação?

  • Boa tarde.
    Em Miami não tem exigência de nenhuma vacina. Certo?
    Mas e se formos de cruzeiro a algum lugar que exige vacinação, mesmo não passando pelo aeroporto, será exigido a comprovação da vacinação?

    • Oi Anna, isso mesmo. Nos Estados Unidos não é necessário a comprovação da vacina de febre amarela. Fiz um cruzeiro para as Bahamas à 2 anos atras e fiquei com essa dúvida também.Acabei tomando por precaução, mas chegando lá ninguém me pediu nada. O que a própria Anvisa me disse na época foi que eles só pedem o comprovante se você chegar de avião no destino, viagens de navio não.

  • vou para a Florida em julho ou agosto. Mesmo com o surto de febre amarela no Brasil (algumas regioes) não está sendo exigida a vacina?

    • Não, para os EUA não precisa de vacina de febre amarela, só se for fazer conexão em algum país que é necessário.

Deixe um comentário