1-visto-norte-americano

Apesar de muito se falar em um futuro próximo de não ser mais necessário o visto para ingresso aos EUA, o mesmo ainda se faz necessário.

Se você está planejando ir aos EUA, é bom solicitar o visto com certa antecedência.

Depois de tirar seu passaporte, você já pode solicitar seu visto. Atenção, pois desde abril de 2012 alguns procedimentos e regras foram alterados.

Para qualquer dúvida relacionada a obtenção do visto, consulte: http://brazil.usvisa-info.com

Solicitando seu visto

Reprodução das informações disponíveis no site : http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/us_before_you_apply

Cada solicitante deve realizar as etapas abaixo antes de agendar uma entrevista neste site.

Etapa 1

Preencha o formulário eletrônico de solicitação de visto DS-160, e imprima a página de confirmação (com o código de barras) de cada requerente. Para preencher o formulário acesse: https://ceac.state.gov/genniv.

Alguns tipos de visto requerem formulários adicionais:

DS-156E – este formulário deve ser preenchido por um solicitante de visto de Comerciante (E1) ou Investidor (E2) e está disponível em http://photos.state.gov/libraries/adana/5/Consular/DS-156E.pdf

DS-156K – este formulário deve ser preenchido por um solicitante de visto de Noivo(a) não Imigrante e está disponível em http://www.state.gov/documents/organization/82063.pdf.

Por favor observe que este serviço de informações de visto não responde a questões relativas ao preenchimento do formulário DS-160. Para orientações sobre o preenchimento por favor, visite travel.state.gov

Instrução para o preenchimento do formulário DS-160

Qualquer erro no DS-160 precisa ser corrigido antes que a página de confirmação seja gerada. Caso contrário, será necessário preencher um novo formulário.

O DS-160 deve ser preenchido em inglês.

Os solicitantes que não preencherem o DS-160 em inglês serão solicitados a editá-lo ou a preencher um novo formulário.

Os solicitantes que selecionarem o sexo de modo incorreto, terão que editar o DS-160 ou preenchê-lo novamente.

Os solicitantes que não conseguirem enviar o formulário não conseguirão gerar um código de barras, e consequentemente não terão a página de confirmação. Não será possível fazer a solicitação sem a apresentação da página de confirmação.

Ao preencher o DS-160 selecione corretamente o Posto Consular onde você planeja fazer a sua entrevista (Brazil-Brasilia, Brazil-Recife, Brazil-Riode Janeiro ou Brazil-São Paulo). Se você agendar a sua entrevista para um Consulado que não seja o mesmo local indicado no DS-160, você terá que preencher um novo formulário. Para se certificar de que selecionou o Posto Consular correto no Formulário, verifique a informação abaixo do código de barras na página de confirmação do DS-160.

Etapa 2

Pague a taxa de solicitação do visto (MRV) de cada requerente. Clique em Opções de Pagamento da Taxa para ver mais detalhes a respeito dos procedimentos de pagamento e as taxas.

Etapa 3

Agende sua visita no CASV e, se necessário sua entrevista no Consulado/Embaixada.

Para o agendamento, cada solicitante deve ter em mãos:

Página de confirmação do formulárioDS-160 (com código de barras);

Número do recibo de pagamento da taxa MRV (Veja Etapa 2 acima);

O número do passaporte do solicitante;

Informações adicionais podem ser necessárias com base no tipo de visto que será solicitado. Por exemplo:

Número SEVIS do Formulário I-20 para Estudantes ou Formulário DS-2019 para intercâmbio.

Número de Petição do Formulário I-797 para Visto de Trabalhador Temporário.

Número do processo para solicitantes de Visto de Imigrante.

Permanência

O prazo para o turista permanecer nos EUA será determinado quando da sua chegada ao país pelo agente da imigração. Esse prazo é colocado no Arrival-Departure Record, através do formulário I-94 e do papel que lhe é referente que será  anexado pelos agentes no passaporte.

Tipos de vistos

Os tipos de vistos mais comuns são:

Visto B1 (Negócios) – quando o motivo da viagem é realizar negócios, participar de feiras, congressos e conferências.

Visto B2 (Turismo) – quando o motivo da viagem é turismo, visita a familiares ou amigos, tratamento médico, participação em competições atléticas amadoras

Visto C1 (Trânsito) – se aplica a viajantes com conexão para outros países via Estados Unidos

Visto F1 (Estudante Acadêmico) – quando o viajante foi aceito para um programa de estudo acadêmico nos Estados Unidos

Visto I (Representantes de meios de comunicação) – se aplica ao viajante que atua como representante de imprensa, rádio, cinema ou outros meios de comunicação, sendo que a viagem deve ter caráter profissional

Visto J1 (Intercâmbio) – necessário para os intercambistas

Visto M1 (Estudante Vocacional) – para aqueles aceitos para programa de estudo vocacional nos Estados Unidos

Visto R (Religiosos profissionais) – se aplica a todos os viajantes cujo motivo da viagem é desempenhar trabalho religioso

Vistos de trabalho (H, L, O, P) – como o próprio nome já diz, é o visto necessário para todos aqueles que foram aprovados para trabalhar temporariamente nos Estados Unidos e possuem petição de trabalho válida

Em sendo o visto aprovado, o passaporte será enviado ao endereço fornecido num prazo de 10 dias úteis após sua entrevista, ou, se escolheu retirá-lo  numa  agência da DHL, dirija-se à agência escolhida 10 dias úteis após sua entrevista.

Renovação de visto

Para vistos emitidos após 1 de janeiro de 2008 (reprodução da página http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/us_visa_renewal)

Cada solicitação de visto é única. A maioria dos candidatos precisa agendar uma entrevista para solicitar um visto de não imigrante. Em alguns casos os solicitantes de visto não precisam agendar uma entrevista na Seção Consular para coletar as impressões digitais, embora a Seção Consular se reserva o direito de entrevistar os candidatos conforme necessário. O candidato ou procurador deverá agendar uma entrevista no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto para deixar a sua solicitação.

No Brasil, os solicitantes que cumprirem com todos os critérios abaixo podem solicitar um visto sem necessitar agendar uma entrevista na Seção Consular:

•             O solicitante precisa ser um cidadão brasileiro.

•             O visto anterior do solicitante deve estar válido ou ter vencido a menos de 48 meses da data do envio da solicitação.

•             O solicitante deve estar solicitando um visto de mesma classificação do visto americano emitido anteriormente. B2 e B1/B2 são considerados vistos de mesma classificação.

•             O solicitante não deve estar solicitando um visto de Jornalista (I), visto de Trabalho Temporário (H, L, O, P, Q ou R) ou um visto de Intercâmbio Cultural (J).

•             Se solicitar um visto de estudante, o solicitante deve retornar a mesma instituição e ter o mesmo número da SEVIS.

•             O solicitante deve ter tido suas impressões digitais colhidas em uma Embaixada ou Consulado americano na entrevista anterior.

•             Devido a restrições dos regulamentos de impressões digitais, o visto original do solicitante deve ter sido emitido após 1 de janeiro de 2008.

•             O visto anterior deve ser apresentado e não pode estar danificado.

•             Se o seu visto anterior foi perdido ou roubado, você não se qualifica para este programa.

•             Se você já teve algum visto anteriormente negado, você não se qualifica para este programa.

•             Se o seu visto anterior foi emitido quando você tinha menos de 14 anos, você não se qualifica para este programa.

Procedimentos a seguir para a entrega de documentação e coleta de dados biométricos( impressão digital e fotografia) no CASV:

1.            Preencher o Formulário eletrônico de visto de não imigrantes, DS-160 no site https://ceac.state.gov/genniv. Cada solicitante deve ter o número (código de barras) de confirmação de DS-160.

2.            Registrar-se através deste serviço para:

3.            Pagar a Taxa de Requisição de Visto (MRV)

4.            Agendar entrevista no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) através deste serviço

5.            Solicitantes com 15 anos de idade ou menos e solicitantes com 66 anos de idade ou mais não precisam comparecer em pessoa. Veja Isenção de Entrevista Individual para mais informações.

6.            Comparecer a entrevista agendada para enviar todos os documentos de solicitação de visto.

a.            Por favor leia e imprima a página de confirmação cuidadosamente para obter detalhes sobre os seguintes documentos necessários:

b.            Passaporte válido do solicitante com, no mínimo, duas páginas em branco.

c.            Passaporte anterior contendo vistos americanos válidos ou expirados.

d.            Página de confirmação do formulário DS-160 (CEAC) com o código de barras.

e.            A página de confirmação do agendamento deste website

7.            Os documentos serão enviados para o local de entrega de escolha do solicitante.

Renovação de visto

Para Vistos emitidos entre 1 de julho de 2004 e 1 de janeiro de 2008: Reprodução da página: http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/us_visa_renewal)

Cada solicitação de visto é única. A maioria dos candidatos precisa agendar uma entrevista para solicitar um visto de não imigrante. Em alguns casos os solicitantes de visto não precisam agendar uma entrevista na Seção Consular, embora o mesmo se reserva o direito de entrevistar os candidatos conforme necessário. Se o solicitante tiver um visto emitido entre 1 de julho de 2004 e 1 de janeiro de 2008, ele deve agendar uma entrevista no Centro de Atendimento de ao Solicitante de Visto para ter a foto e suas impressões digitais coletadas.

No Brasil, os solicitantes que cumprirem com todos os critérios abaixo podem solicitar um visto sem necessitar agendar uma entrevista:

•             O solicitante precisa ser um cidadão brasileiro.

•             O visto anterior do solicitante deve estar válido ou ter vencido a menos de 48 meses da data do envio da solicitação.

•             O solicitante deve estar solicitando um visto de mesma classificação do visto americano emitido anteriormente. B2 e B1/B2 são considerados vistos de mesma classificação.

•             O solicitante não deve estar solicitando um visto de Jornalista (I), visto de Trabalho Temporário (H, L, O, P, Q ou R) ou um visto de Intercâmbio Cultural (J).

•             Se solicitar um visto de estudante, o solicitante deve retornar à mesma instituição e ter o mesmo número da SEVIS.

•             O solicitante deve ter deixado suas impressões digitais em uma Embaixada ou Consulado americano na entrevista anterior.

•             Devido a restrições dos regulamentos de impressões digitais, o visto original do solicitante deve ter sido emitido após 1 de julho de 2004.

•             O visto anterior deve ser apresentado e deve estar intacto.

•             Se o seu visto anterior foi perdido ou roubado, você não se qualifica para este programa.

•             Se você já teve algum visto anteriormente negado, você não se qualifica para este programa.

•             Se o seu visto anterior foi emitido quando você tinha menos de 14 anos, você não se qualifica para este programa

Procedimentos a seguir para a entrega de documentação e coleta de dados biométricos( impressão digital e fotografia) no CASV:

1.            Preencher o Formulário eletrônico de visto de não imigrantes, DS-160 no site https://ceac.state.gov/genniv. Cada solicitante deve ter o número (código de barras) de confirmação de DS-160.

2.            Registrar-se através deste serviço para:

3.            Pagar a Taxa de Requisição de Visto (MRV)

4.            Agendar entrevista no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV)através deste serviço

5.            Solicitantes com 15 anos de idade ou menos e solicitantes com 66 anos de idade ou mais não precisam comparecer em pessoa. VejaIsenção de Entrevista Individual para mais informações.

6.            Comparecer a entrevista agendada para enviar todos os documentos de solicitação de visto.

a.            Por favor leia e imprima a página de confirmação cuidadosamente para obter detalhes sobre os seguintes documentos necessários:

b.            Passaporte válido do solicitante com, no mínimo, duas páginas em branco.

c.            Passaporte anterior contendo vistos americanos válidos ou expirados.

d.            Página de confirmação do formulário DS-160 (CEAC) com o código de barras.

e.            A página de confirmação do agendamento deste website

7.            Os documentos serão enviados com base no local de entrega de escolha do requerente.

 

Lembramos que estamos sempre à disposição para dirimir qualquer duvida, através do nosso e-mail. Se você tem mais alguma dica ou informação, mande pra gente: euemorlando@gmail.com

Aproveite as dicas e boa viagem! ºOº