Viajando com Seguro Saúde – Por Patricia Pezzino

Olá amigos.

Hoje, nossa convidada especial, Patricia Pezzino, conta suas experiências na utilização do Seguro de Saúde de Viagem. Pra quem ainda tem duvidas sobre o assunto, é um excelente post para tirar de vez todas elas.

Patrícia, obrigado por dividir conosco as suas experiências!

Viajando com Seguro Saúde

Desde pequena viajo, mas há uns 12 anos atrás que pude vivenciar a importância do seguro saúde. Já usei o serviço cerca de 10 vezes, para muitas coisas: desde uma simples amigdalite, passando por suspeita de dengue, alergias (sim, no plural), infecção até gripe suína (uma pessoa de sorte, eu diria. Rs).

Para que serve?

Depende da cobertura escolhida por você ao contratar o serviço, por isso é bom analisar O QUE ESTÁ INCLUÍDO NO SEGURO. Você tem direito desde o atendimento médico básico até assistência gravidez, esportes e aventura, reservas de bilhetes para espetáculos, proteção a compras, porém o que deve ser mais analisado (que varia mais e possivelmente o que será usado) são os seguintes itens: assistência médica por acidente ou enfermidades, assistência médica por enfermidade preexistente, assistência odontológica de urgência, valor total de reembolso com medicamentos e indenização por extravio de bagagem.

Qual o prazo? Como contar os dias?

Desde o DIA DO EMBARQUE NO BRASIL até a DATA DE RETORNO AO BRASIL.

Ex: saio do Brasil dia 10/6 as 22:30hs e retorno ao Brasil dia 20/6 as 6:00hs

Meu seguro será do dia 10 ao dia 20 de Junho.

Essas datas se estendem por conta do seguro da bagagem e caso você tenha algum contratempo no avião.

Como acionar o seguro?

É comum ter um número Brasil para ser acionado o seguro saúde. Quando só é disponibilizado um número do Brasil,  PODE LIGAR A COBRAR (1800 344 1055 – Embratel). Mas pode ter um toll free, onde você consegue ligar de graça de qualquer hotel ou orelhão.

O atendente vai te pedir informações como: o número do voucher (do seguro), um telefone de contato (pode ser o do hotel – não esqueça de fornecer o numero do quarto, por favor!), o endereço do hotel e vai querer saber o que você está sentindo e há quanto tempo (descrição simples, tipo: febre, dor no corpo/ de garganta há 2 dias).

Onde serei atendido?

Depende do caso, da gravidade ou da sua preferência.

É mais comum que eles enviem um médico no seu hotel. Quando é caso de emergência, leva-se a pessoa direto ao hospital (aí a questão do seguro saúde fica mais delicada por conta da cobertura escolhida) ou eles podem fornecer o endereço de uma clínica mais próxima a você (nunca testei essa opção).

Quanto tempo leva para eu ser atendido?

Não é rápido. Não pense que tem um médico na porta do hotel, esperando pela sua ligação e irá te atender 15 minutos depois da sua solicitação e que você estará pronto para ir para um parque em 30 min, não!!! Demora cerca de 40 minutos para te retornarem dizendo qual o médico e que horas ele deve te visitar.

Aí depende da demanda do dia. Já vi médicos que demorarem 20 min até 4 horas para chegar ao local (inclusive visitas médicas as 2am).

Como é feito o atendimento?

Garanta um local razoável (limpo, sem muitas sacolas de compras pelo chão, com uma cadeira e um local para apoiar o material e fazer anotações) para o médico.

O atendimento normalmente é rápido. Não espere uma consulta longa. Os médicos costumam ser bem pontuais, de acordo com o que a central passou para eles, ou seja: medem pressão, tiram temperatura, olham a garganta, ouvidos, costumam ter exames de urina (para gravidez e infecção).

Os médicos costumam prescrever dois tipos de medicamento: over the counter (aqueles que são vendidos em prateleiras, como tylenol, allegra…) e os prescritos (que vem em quantidades contadas, segundo prescrito pelo medico). Todos devem ser providenciados por você. A não ser que o médico te dê amostras grátis!

Onde mandar fazer? CVS, Walgreengs… Leva cerca de 20 minutos para ficar pronto!

Para fazer um seguro saúde, recomendo analisar a sua necessidade. Acidentes acontecem, mas existem pessoas (como eu!), mais propensas a ficar doentes com uma mudança de ambiente. Sempre guarde documentos originais, como Nota Fiscal de medicamento, informações médicas, para solicitar um reembolso no seu retorno.

Mesmo que a cobertura escolhida seja simples, não deixe de viajar sem um seguro saúde. Ele, com certeza, vai ser um custo baixíssimo se comparado a qualquer outro da viagem!

E aí?!? ainda tem duvidas sobre o Seguro Saúde? mande um email pra gente: euemorlando@gmail.com

Visite nosso grupo no facebook: https://www.facebook.com/groups/175385522644267/

Latest Comments

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

apartamento professor pedreira de freitas letras