Vacinação: é preciso para entrar em Orlando e Miami?

art_wdppo1803__vacinas

Essa é uma das maiores duvidas que surgem em nossos canais de comunicação e nos posts do nosso grupo no facebook, o Tudo sobre Orlando, FL – Eu em Orlando.

A resposta é: não! Mas, a coisa não é tão simples assim…

Para quem vai via Panamá, e, fará imigração no país, aí sim a vacinação para febre amarela é exigida, mas atenção: SOMENTE PARA QUEM FARÁ IMIGRAÇÃO NO PANAMÁ! Somente se você der entrada oficialmente no país. Quando se faz escala ou conexão no Panamá, a vacinação não é exigida.

Atenção, pois existem voos da Copa para Orlando e Miami com escalas longas no Panamá, nesse caso, se resolver sair do aeroporto, a vacina contra febre amarela será exigida.

No caso de necessidade de se vacinar, é importante lembrar que a vacina deve ser tomada 10 dias antes de sua viagem, e, pessoas que foram vacinadas há mais de dez anos devem tomar um reforço da vacina.

Outro caso de exigência de vacinação da febre amarela, é se o seu voo fará conexão na Bolívia.

Caso realize alguma outra viagem desde os EUA, você precisará checar se o país de destino exige também a vacina contra febre amarela. Caso você não tenha se vacinado, o check-in sequer será autorizado nos EUA. Como muitos viajantes acabam indo dos EUA para o Caribe, é preciso ficar alerta a estes destinos: Bahamas, Barbados, Costa Rica, Aruba, Curaçao e Punta Cana: exigem a vacina de países onde há risco de transmissão, no qual o Brasil se enquadra.

O lugar de tomar a vacina é num posto de vacinação municipal ou estadual. Você só precisa de: carteira de identidade. É grátis, e sem exigência de hora marcada. Você receberá um certificado de comprovante de vacinação. Atenção, pois existem postos de saúde que também emitem o certificado internacional.

Relação de postos em SP que aplicam a vacina: http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/imuni/posto_fad1.htm

Relação de postos no RJ que aplicam a vacina: http://www.cives.ufrj.br/informacao/unidades/fam-rio.html

civp

CIVP

O que é CIVP?

O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia é um documento que comprova a vacinação contra as doenças, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional. A lista com os países que exigem o Certificado está disponível na internet no site da Organização Mundial de Saúde. Link: http://who.int/ith/ITH_Annex_I.pdf?ua=1

O Brasil recomenda a vacinação contra Febre Amarela para viajantes com destino as áreas internacionais de risco para a doença, bem como para viajantes com destino as áreas nacionais de risco para transmissão da mesma.  A vacinação contra a Poliomielite é recomendada para viajantes com destino as áreas com ocorrência da doença. Consulta as áreas de risco para essas doenças em destinos.

Para emitir o CIVP você precisa:

– Apresentação do Cartão Nacional de Vacinação preenchido corretamente com: data da administração da vacina, lote da vacina, assinatura do profissional que realizou e identificação da unidade de saúde;

– Apresentação de documento de identidade oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de motorista válida, etc.) ou Certidão de Nascimento;

– Comparecer a um Centro de Orientação de Viajantes.

vacina

Isenção de vacinação

Para casos em que a vacinação for contraindicada deverá ser emitido o Atestado de Isenção de Vacinação.

A emissão deste certificado pode ser realizada pelo médico. Recomenda-se a utilização do modelo de atestado de isenção. Também de levar a CIVP comprovando.

A Anvisa também dispõe de um sistema de orientação de viajantes on line: O Sistema de Informações de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (Sispafra). No sistema, os viajantes podem verificar se o país para o qual estão se deslocando exigem apresentação do CIVP. A ferramenta também permite realizar o pré-cadastro para agilizar o atendimento e consultar a lista de Centros de Orientação de Viajantes.

 Link:  http://www.anvisa.gov.br/viajante/

Fontes: Site da Anvisa, Site da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde do Brasil. Consulta via e-mail a embaixada americana no Brasil.

Latest Comments

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

apartamento professor pedreira de freitas letras