Apesar de ser uma cidade tranquila, convém tomar alguns cuidados e não dar mole para o azar.

Existem alguns relatos de arrombamento de carros nos estacionamentos dos shoppings, onde os “gatunos” roubam as compras deixadas pelos turistas nos carros.

Vamos a algumas dicas:

Hotéis

Deixe seu dinheiro, cartões e pertences mais valiosos nos cofres.

Não deixe objetos valiosos à vista, todo dia antes de sair, verifique se guardou seus pertences nas malas ou no cofre, e, se o cofre está trancado.

Tranque também suas malas.

Nunca abra a porta do seu quarto de hotel a não ser que saiba quem está lá. Se você não pediu o serviço oferecido pela pessoa que está à porta, ligue para a segurança ou recepção do hotel para verificar se eles enviaram alguém para seu quarto.

Supermercados e Shoppings

Procure deixar seu carro próximo à entrada principal, onde há maior fluxo de pessoas.

Nunca deixe suas compras no carro, a melhor maneira de comprar nos shoppings, é levar uma mala e ir colocando suas compras durante o dia. Assim, você evita fazer o carro de guarda-volumes.

Outras dicas

Ao estacionar o carro, retire o GPS do vidro e guarde em local seguro, não o deixe a vista. O mesmo cuidado com sua carteira, mochila e documentos. Deixe a chave de seu quarto em lugar seguro, não a deixe exposta no carro.

Nos parques, use sempre uma mochila para guardar seus pertences (câmera, documentos, tickets, etc.), se preferir, alugue um armário para ficar mais sossegado.

Em situações de emergência, telefone para 9-1-1.

Lei sobre cinto de segurança da Flórida

Muitas pessoas possuem duvidas sobre a utilização de cadeirinhas para crianças e a utilização do cinto de segurança, veja:

Todos os passageiros no banco da frente devem usar o cinto de segurança, mesmo se o veículo possuir air bag.

Os passageiros com menos de dezoito anos devem usar o cinto, seja no banco da frente ou de trás do veículo.

As crianças com até cinco anos devem ser transportadas em cadeirinhas para automóvel aprovadas pelo governo federal.

Acredite, as multas são pesadíssimas!

Bagagem

O Extravio e a violação de malas são casos recorrentes nos aeroportos brasileiros e batem os recordes de reclamações. Para se ter uma ideia, foi registrado um aumento de 50% de furtos às malas somente no aeroporto de Congonhas no ano de 2012. Mas não devemos nos enganar por se tratar de uma cidade grande, pois as violações estão crescentes a cada dia que passa em todos os aeroportos brasileiros.

Infelizmente os casos acontecem antes mesmo das malas chegarem até os passageiros.  desde o momento da retirada das bagagens dos compartimentos dos aviões até o momento da esteira, onde as malas passam por um raio-x e é verificado tudo que está acomodado em sua mala.

Para tentar minimizar as chances de extravio e violação às bagagens, existem algumas dicas essenciais que devem ser levadas em conta desde o arrumar das malas até o momento de embarque das companhias:

1-      Na maioria dos casos, os ladrões violam as malas abrindo o zíper com o auxílio de uma caneta. Uma boa saída para evitar essa tentativa é a optar por uma mala que não possua zíper. Ela é de casco duro e seus lados fecham como um encaixe. Outra alternativa é procurar por malas que possuam um gancho na parte superior, no qual você poderá prender o zíper principal de sua mala, evitando que este corra.

2-      Ao arrumar as malas, evite ao máximo levar objetos de valor (relógios, óculos…) e eletrônicos nas malas despachadas. Mesmo com malas sem zíper ou com gancho, isso não impedirá os furtos caso haja algo de bastante valor dentro de sua mala.

3-      Em viagens aos Estados Unidos, nunca deixe de utilizar cadeados TSA. Esses cadeados são permitidos pela segurança dos aeroportos dos EUA, os chamados Transportation Security Administration. Caso haja a necessidade da segurança vistoriar suas malas e for um cadeado TSA (de chave ou senha), eles terão a chave-mestra e poderão abrir a bagagem sem danificar nada. Mas caso não seja um cadeado TSA, eles irão quebrar o cadeado ou o fecho do zíper. Lembrando que as companhias aéreas não ressarcem esse tipo de dano e  também não há perigo de roubo durante essa vistoria, ainda nos Estados Unidos.

4-      As abraçadeiras e lacres são sempre bem-vindos! Utilize a cinta (abraçadeira) em volta da mala e os lacres para prender todos os fechos de zíper, inclusive os bolsos frontais.

5-      Não deixe, em hipótese alguma, de embalar suas malas! Além de proteger contra danos (chuva, arranhões, sujeira..) também irá minimizar as chances de furtos nos aeroportos brasileiros. Violar uma mala são questões de segundos, por isso torna-se muito mais fácil furtar uma mala desembalada àquela que está plastificada.  Mas lembre-se, no Aeroporto Internacional de Orlando não é oferecido este serviço!

6-      Evite extravio de malas! Chegue com, no mínimo, 03 horas de antecedência ao seu voô. O tempo entre o check in das malas e o carregamento no avião é longo, então a possibilidade de você embarcar e as suas malas irem em outro voô é grande!

Lembramos que estamos sempre à disposição para dirimir qualquer duvida, através do nosso e-mail. Se você tem mais alguma dica ou informação, mande pra gente: euemorlando@gmail.com

Aproveite as dicas e boa viagem! ºOº