Passo a passo de como tirar/renovar o passaporte.

Quando começamos a planejar uma viagem para o  exterior, a primeira coisa que temos que providenciar é o passaporte. Muitas pessoas tem medo de preencher os formulários e acabam pagando para terceiros, mas é muito simples. O processo de tirar o primeiro passaporte e renovar é o mesmo. Veja passo a passo a seguir:

Primeiro passo – Acesse o site http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte para dar inicio ao processo. Clique em REQUERER PASSAPORTE (PARA BRASILEIROS).

Segundo Passo – Nessa página, eles explicam como o processo acontece até a entrega do passaporte. É aqui que você poderá ver quais documentos serão necessários e dar inicio a emissão de passaporte. Clique no item 2 (EMISSÃO DE PASSAPORTE), para dar inicio ao preenchimento do formulário.

Terceiro passo – Nessa primeira aba, são seus dados pessoais. Lembrando que caso você esteja tirando/renovando o passaporte de sua família inteira, deverá preencher esse formulário para cada membro.

Quarto Passo – Na segunda aba, você vai informar seu documentos. Como: RG, CPF, Certidão de Nascimento (caso não tenha os documentos citados anteriormente), título de eleitor, carteira de reservista (caso você seja homem, maior de 18 anos), e se você estiver renovando o passaporte, coloca as informações do seu passaporte ainda válido no último tópico.

IMPORTANTE: Para tirar o passaporte é necessário estar em dia com a Justiça Eleitoral e Exército.

Quinta passo – O último passo do formulário é para informar dados profissionais e endereço de residência.

Sexto Passo – Após enviar seus dados, eles vão gerar a GRU, que é o boleto para tirar o passaporte, no valor de R$ 257,25 (Outubro/2017). Imprima o boleto e pague até a data de vencimento.

Caso você esteja tirando/renovando o passaporte para outros membros da família, você terá que fazer o processo acima novamente.

Sétimo passo – Após o pagamento da GRU, aguarde de 2 à 3 dias para fazer o agendamento. Acesse http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/agendamento-ou-reagendamento-instrucoes-preliminares

e clique em AGENDAR ATENDIMENTO.

Oitavo passo – Caso você esteja tirando/renovando o passaporte da família inteira, durante o agendamento é possível fazer o processo todo junto. Informe quantos membros da família são na lacuna abaixo.

Nono passo – Preencha o número de CPF + Número de Protocolo (que se encontra na GRU) + Data de nascimento de cada membro de sua família. Caso você esteja tirando/renovando somente o seu passaporte, só irá parecer 1 requerente.

Décimo passo – Ao escolher Estado e Município que mora, o site te dará quais são os postos da Polícia Federal mais próximo de você. Escolha um deles.

Décimo primeiro passo – Já está quase no final. Agora é só escolher a data e o horário que gostaria de ir ao posto da Polícia Federal.

No print de exemplo, eu escolhi um posto que não tinha nenhuma data disponível. Tive que voltar para o Décimo passo e escolher um novo posto da Polícia.

Décimo segundo passo – Acabou!!!! Nessa página eles vão gerar um pdf com códigos de barra com a data, horário e posto policial que você escolheu. Imprima e não esqueça de levar no dia agendado.

No dia agendado não esqueça de levar RG, CPF, Certidão de Nascimento (caso não tenha os documentos citados anteriormente), certidão de casamento ou divórcio (principalmente se você mudou seu nome), título de eleitor e comprovante da última eleição, reservista para homens maiores de 18 anos, GRU com o comprovante de pagamento e caso esteja renovando o passaporte, seu último passaporte.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

apartamento professor pedreira de freitas letras