Mitos e verdades sobre o visto de turismo!

Olá pessoal!

Recentemente o Consulado Geral Americano, através de seu Consulado no Rio de Janeiro, publicou um live nas redes sociais para tirar dúvidas sobre visto de turismo para os Estados Unidos. Mitos e Verdades sobre o visto de turismo!

Nós compilamos as principais perguntas e respostas para vocês, vejam:

1 – Haverá recesso nas festas de fim de ano? O serviço de visto será interrompido?

– Não haverá recesso de fim de ano nos Consulados e CASV, somente não funcionarão nos dias 26 /12/16 e 2/1/17.

2 – Qual o prazo médio de espera para agendamento de entrevistas?

– 2 dias no máximo o tempo de espera.

3 – É verdade que fazendo o processo com um despachante minhas chances de aprovação do visto são maiores?

– Não, isso é mito! Não precisa de ajuda de despachante, o formulário é bem fácil de preencher e possui tradução simultânea se você passar a seta do mouse em cima da pergunta.

4 – Qual o valor do visto de turista?

– Valor do visto B1/B2: USD 160,00. Que pode ser pago via cartão de crédito (libera o agendamento em minutos) ou boleto bancário (após 48 hs pode agendar).

5 – Preciso falar em inglês na hora da entrevista?

– Atendimento em português, não é necessário falar inglês.

6 – Caso eu não saiba alguma resposta do formulário ou na hora da entrevista, o que eu faço?

– O mais importante é ser HONESTO e não MENTIR durante a entrevista e nem no preenchimento do formulário. No formulário, existe a opção “Não se aplica” caso você não saiba alguma resposta.

7 – É verdade que para renovação do visto não é necessária a entrevista?

– Sim, na maioria dos casos, se o visto tiver 48 meses ou menos de expirado, não precisa fazer entrevista. Basta somente entregar a documentação no CASV. Mas, caso o agente consular tenha alguma duvida, será enviada uma carta para comparecimento ao Consulado. – O processo de renovação é diferente do processo do primeiro visto, sendo solicitado somente ir ao CASV entregar a documentação.

8 – Não sei a data de ida e nem a de retorno da minha viagem aos EUA, o que ponho no formulário?

– Se você não tem data de ida ou retorno é só colocar no formulário “não se aplica”.

9 – Qual a renda mínima para solicitação de visto de turismo?

– Não é necessária renda mínima para concessão de visto. O que faz a aprovação ou não é o conjunto de informações de cada cidadão.

10 – Menores de idade precisam comparecer a entrevista no Consulado?

– Menores até 15 anos de idade, geralmente, não necessitam comparecer a entrevista no consulado. Obs: Podem existir casos específicos em que o agente consular solicite a presença do menor.

11 – Quanto tempo preciso aguardar para solicitar um novo visto caso o meu tenha sido negado?

– Se o visto for negado, você pode enviar uma nova solicitação a qualquer momento. Dica: Leve sempre todos os documentos que comprovem o vínculo com o Brasil.

12 – Tenho dois passaportes: Um novo sem o visto e o antigo (vencido) com o visto válido, preciso migrar o visto para o passaporte que está válido?

– Não é necessário migrar o visto para um passaporte novo. Caso você possua o visto em um passaporte vencido, é só levar o novo passaporte e o antigo com o visto. Para ter o visto no passaporte novo, é necessário tirar um novo visto.

13 – Casei/divorciei e mudei meu nome, preciso trocar o visto?

– É possível viajar sim com o visto em nome de casada/solteira, pois os dados (digitais) ficam gravados no sistema. Ou seja, não é necessário trocar o visto por causa da mudança de nome solteira/casada.

14 – Meu visto é válido por 10 anos, eu posso ficar nos EUA esse tempo?

– Não, a validade do visto não é o período de sua permanência nos EUA. O normal, é a permanência máxima de 6 meses nos EUA. Quem define esse período é o agente da imigração na hora de entrada nos EUA.

15 – Vou viajar com amigos/família, e eles já possuem visto. É verdade que ajuda na aprovação do visto eu levar a cópia do visto deles?

– Sim, em tese ajuda. Se possível, leve cópias dos vistos de pessoas que vão viajar com você. Leve na entrevista.

16 – Idosos precisam ir na entrevista?

– Maiores de 65 anos ficam isentos de entrevista. Se houver necessidade o agente consular enviará uma carta convidando para entrevista.

17 – Me atrasei e não cheguei na hora agendada ao CASV ou Consulado, o que faço?

– Se chegar atrasado no CASV ou Consulado, existe uma tolerância de 30 min. Caso o tempo de atraso seja acima disso o funcionário irá consultar o superior do Consulado para saber a possibilidade de você ser atendido no mesmo dia. Caso não seja, terá de ser feito novo agendamento.

18 – Meu passaporte ou visto, estão com menos de 6 meses de validade. É verdade que não posso viajar para os EUA?

– MITO! Para Brasil x EUA não há restrição para viajar com passaporte com menos de 6 meses de validade. O que importa é que o passaporte tenha validade até a data do seu retorno ao Brasil, idem ao visto.

Assista ao vídeo em: https://www.facebook.com/consuladoeuarj.br/videos/1050063698454024/?comment_id=1050192898441104&ref=notif&notif_t=video_reply&notif_id=1481911303217327

Fanpage do Consulado Geral dos EUA: https://www.facebook.com/consuladoeuarj.br/

 

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

apartamento professor pedreira de freitas letras