Especial: “Eu em Nova Iorque” – Usando o metrô de Nova Iorque.

#EEOINNY

Especial: “Eu em Nova Iorque”

Usando o metrô de Nova Iorque

Muitos diziam que era difícil, complicado, e alguns poucos que era fácil. Na minha opinião, andar de metrô em Nova Iorque é bem simples, porém, pode se tornar complicado e vamos explicar o porque.

O primeiro passo: Comprando o Metrocard

O Metrocard é o cartão/bilhete do metrô de Nova Iorque, sem ele você não tem acesso as estações.

Existem 3 modalidades de Metrocard:

1 – Pay Per Ride: É o cartão comum, que você carrega a quantia que desejar.  O valor de cada passagem é de USD 2,75 (Mar/16). Nesta modalidade, é cobrado USD 1,00 pelo cartão (cartão físico).

2 – Metrocard 7 dias: Nesta modalidade, você utiliza o Metrocard por 7 dias corridos sem limites de uso diário, porém, deve obedecer o tempo mínimo de 18 minutos entre uma utilização e outra. Nesta modalidade, é cobrado USD 1,00 pelo cartão (cartão físico). Este cartão tem um custo de USD 31,00. Usando o nosso caso como exemplo, ficamos 11 dias, e, utilizamos o Metrocard de 7 dias, e recarregamos diariamente nos dias que restavam.

3 – Metrocard 30 dias: Nesta modalidade, você utiliza o Metrocard por 30 dias corridos sem limites de uso diário, porém, deve obedecer o tempo mínimo de 18 minutos entre uma utilização e outra. Nesta modalidade, é cobrado USD 1,00 pelo cartão (cartão físico). ). Este cartão tem um custo de USD 116,50.

E onde se compra o Metrocard?

Nas máquinas de auto atendimento. São bem simples de usar e possuem suporte em inglês, espanhol, russo e italiano (infelizmente ainda não disponível em português).  Vejam o vídeo que fizemos mostrando todo o processo, acessem:

Na máquina você escolhe a opção de Pay Per Ride, 7 dias ou 30 dias, e, também a opção de pagamento em dinheiro, cartão de crédito e cartão de débito. Dica importante: se for pagar em dinheiro, coloque sempre as faces da nota para cima!

IMG_4225

Atenção: As máquinas possuem um limite de USD 9,00 de troco máximo.

No final da operação, haverá uma opção na tela para que você retire ou não o seu recibo. Dica: Sempre pegue o recibo, pois se ocorrer algum problema com o cartão, você terá o comprovante da operação.

Usando o metrô:

Simples: Passe o Metrocard na roleta e seja feliz!

Ao passar o Metrocard na roleta, o display mostrará o saldo e a validade do cartão, mas, existem também máquinas especiais de consulta ao saldo e validade.

IMG_2062

Dentro do metrô, o mais importante é saber a direção que deseja ir: Uptown ou Downtown.

Para que você possa traçar sua rota pelo metrô, indicamos o aplicativo “Citymapper” disponível para IOS e Android (Vejam mais informações no site: https://citymapper.com). O aplicativo traça a sua rota com riqueza de detalhes, e, inclusive opções para fugir de baldeações e acreditem, até da chuva! O aplicativo também te avisa em qual estação você deverá descer, e te dá a rota a pé para chegar ao seu destino após você sair da estação.

Em geral, as estações do metrô são feias, sujas e barulhentas, porém o metrô é altamente eficiente, pois corta toda a cidade e dificilmente tem atrasos.

Dentro do trem, nos carros mais modernos, você encontrará painéis com as estações daquela linha, indicações de quais são as estações futuras, inclusive mostrando as opções de linha de baldeações em cada estação, se são estações com acessibilidade, etc. Nos carros mais antigos, isso tudo é substituído pelo comunicador interno e o “motorista” vai informando sobre o trajeto.

Dica: Cuidado com os volumes carregados no metrô, pois muitas estações não possuem escadas rolantes e nem elevadores. Outro cuidado é com as “regras” de etiqueta do metrô: não comer, não beber, não usar mochilas nas costas, aos homens sentar de perna fechada, entre outras.

Porque o metrô de Nova Iorque pode ser complicado?

Ahhhh, com essa vocês não contavam: Existem várias alterações de rotas nas linhas diariamente, na maioria das vezes, são comunicadas através de avisos nas estações, e, em outros casos, pelo sistema de som interno das estações e dos trens. Para o turista que não domina o inglês, isso pode ser muito complicado, pois nenhum aplicativo prevê em tempo real essas mudanças, então, se perder nesses casos é bem fácil. Dica: Ao entrar na estação, verifique os avisos colados e veja se a linha que você vai utilizar sofrerá alguma alteração.

Falando de nossa experiência, no período que ficamos pegamos muitas alterações nas rotas. Nos fins de semana são bem mais frequentes pois são os dias “preferidos” para fazerem manutenção nas linhas. Se você por acaso se perder, recorra ao aplicativo ou aos fiscais que ficam nas estações.

Instantâneo 1 (19-03-2016 13-51)

Assim como nas estações de diversos lugares do mundo, em Nova Iorque você também verá muitos músicos e artistas de rua.

Se você tem duvidas ou quer mais informações sobre como usar o metrô de NY, mande uma msg aqui pra gente!

Aguardem o nosso próximo post com mais dicas e informações de Nova Iorque!

 

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

apartamento professor pedreira de freitas letras