Especial “Eu em Nova Iorque”: Estátua da Liberdade e Grand Central Terminal

#EEOINNY

Especial: “Eu em Nova Iorque”

No tour de hoje vamos levar vocês a 2 lugares incríveis: Estátua da Liberdade e Grand Central Terminal. Assistam ao vídeo:

Estátua da Liberdade

Um dos ou talvez o maior símbolo dos EUA, a Estátua da liberdade foi um presente do governo francês, para comemorar o centenário da Declaração de Independência dos Estados Unidos.

Estátua da Liberdade

Estátua da Liberdade

Para acessar a Estátua da Liberdade, em  Liberty Island, você tem 3 opções:

1 – Pegar o ferry que parte do Battery Park – (Statue Cruises);

2 – Pegar o ferry que parte de New Jersey , no Liberty State Park – (Statue Cruises);

3 – Pegar o ferry (gratuito) que passa perto da estátua.

No Battery Park e em New Jersey, os ingressos vão de 18 a 21 dólares, e, variam por conta do tipo de acesso a estátua: coroa, pedestal, ou somente a ilha. Dica: Para n]]ao ter surpresas, compre on line.

As saídas no Battery Park acontecem a partir das 8:30 hs, e os ferrys saem de 30 em 30 minutos. O último ferry dai do Battery Park às 15:30 hs. Se a sua opção for sair do Battery Park, chegue mais cedo e aproveite o parque que é lindo!

Battery Park

Battery Park

Atenção: Se você deseja visitar a Ellis Island, deve pegar o ferry até as 14 horas, pois depois desse horário o ferry não faz a parada na Ellis Island.

Ellis Island

Ellis Island

A Ellis Island é uma ilha que guarda boa parte da história dos imigrantes dos EUA,  e foi ao longo do século XIX e no começo do século XX a principal entrada de imigrantes nos Estados Unidos.

Observação: O ferry gratuito que mencionamos acima não para na ilha que fica a estátua!  A embarcação sai de um terminal próximo ao Battery Park, o Whitehall Terminal, a cada 30 minutos, todos os dias. São aproximadamente 25 minutos de viagem para ir e mais 25 minutos para voltar, e no trajeto o barco passa perto da estátua.

Na ida, opte por ficar do lado direito da embarcação, para aproveitar a vista de Manhattan e da estátua da liberdade.

Curiosidades:

A Estátua foi projetada por Frederic Auguste Bartholdi, e teve a  ajuda do engenheiro francês Gustave Eiffel, mesmo arquiteto da Torre Eiffel.

A obra foi desmontada em 350 peças e empacotada em 214 engradados chegou ao porto de Nova Iorque em junho de 1885.

A Estátua de 46,50 m foi remontada em quatro meses no pedestal construído pelos Estados Unidos. Contando com o pedestal, a Estátua tem 92,99 m de altura.

O monumento é feito de cobre e agora ele é de cor verde por causa da oxidação.

A coroa da Estátua tem 25 janelas. Os sete raios ou picos na coroa representam os sete mares ou os sete continentes.

A obra foi apresentada ao público no dia 28 de outubro de 1886.

Muita gente pensa que a Estátua da Liberdade carrega um livro. Na verdade, ela carrega uma tábua na qual está escrito o Dia da Independência dos Estados Unidos em algarismo romano: JULY IV MDCCLXXVI (4 de Julho de 1776).

No pedestal da Estátua da Liberdade, está escrito o famoso poema “The New Colossus” (O Novo Colosso) de Emma Lazarus, poetisa norte-americana.

Ao chegar na Liberty Island, você verá a estátua de todos os lugares e ângulos, bem como vai poder apreciar uma vista fantástica de Manhattan.

Skyline de Manhattan visto da Liberty Island

Skyline de Manhattan visto da Liberty Island

Dica: Planeje a sua ida em um dia de sol! A chuva pode atrapalhar o seu passeio (a ilha tem poucos lugares cobertos), e venta muito na ilha.

A visita dura aproximadamente 1 hora e é um passeio muito agradável. No local há restaurante, banheiros e uma loja incrível onde tudo e todos os souvenirs se transformam em estátua da liberdade. Tem Coca-Cola da estátua, Barbie, chaveiros, etc.

A famosa "lojinha"

A famosa “lojinha”

Na volta, é só retornar aonde foi o seu desembarque, e pegar o ferry disponível. Atente-se para o destino do ferry: New York ou New Jersey, pois os 2 saem do mesmo pier.

Site oficial: https://www.nps.gov/stli/index.htm

 

Grand Central Terminal

O Grand Central Terminal, é o mais importante terminal ferroviário e metroviário de Nova Iorque. Foi inaugurado em 1903 com o nome Grand Central Station, e foi oficialmente rebatizado em 1913.

Grand Central Terminal

Grand Central Terminal

O terminal faz ligação com o metrô através da estação adjacente Grand Central–42nd Street. É considerada a maior estação ferroviária do mundo, com 44 plataformas, em dois níveis, com 41 linhas no nível superior e 26 no inferior. Em média, 125 mil usuários passam por ela todos os dias.

A estação é a casa do belíssimo relógio Tifanny, cercado por três figuras mitológicas (Hércules, Minerva e Mercúrio). Os relógios, aliás, têm lugar de destaque entre os atrativos da estação. O de quatro faces, no balcão de informações, virou seu símbolo. Já na Graybar Passage — corredor onde se escuta música clássica e há uma caixa de correio digna dos prédios mais finos de Manhattan — se destaca um relógio em mármore, que marca o “horário padrão do Leste”.

Um dos relógios famosos do terminal

Um dos relógios famosos do terminal

Além disso, a estação abriga restaurantes, lojas e o museu de trânsito de Nova Iorque.

Com certeza em suas andanças por Nova Iorque você passará por ele, mas, que essa visita não fique só de “passagem”. O terminal merece uma visita mais detalhada, seja para apreciar sua arquitetura, desde os pórticos até o teto que é fantástico, até os excelentes restaurantes ali localizados, como exemplo: Shake Shack e Magnólia Bakery. Não deixem de visitar também o Oyster Bar, o restaurante de frutos do mar mais famoso de NY.

Grand Central Terminal

Grand Central Terminal

Dentre as lojas, destacam-se: Apple (mais vazia que a da 5 Av), Tumi, L’Occitane, Banana Republic e MAC.

Há também um supermercado com produtos muito frescos e várias opções, o Grand Central Market. Ele funciona como se fosse um “mercado municipal” onde algumas marcas e lojas possuem seus espaços para vender seus produtos. Nele você vai encontrar: Peixes, saladas, carnes, massas, petiscos, queijos, sucos, frutas, opções vegetarianas, enfim, uma infinidade de opções!

Grand Central Market

Grand Central Market

Dica: A loja do museu de trânsito é muito bacana, e lá você pode garantir a sua lembrança do metrô de NY.

O endereço do terminal é: 89 East 42nd Street, New York, NY 10017.

Aguardem o nosso próximo post com mais dicas e informações de Nova Iorque!

 

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

apartamento professor pedreira de freitas letras