E seu eu perder o meu passaporte ou eu for roubado no exterior, o que faço?

UTILIDADE PÚBLICA!
 
E seu eu perder o meu passaporte ou eu for roubado no exterior, o que faço?
 
Se o seu passaporte foi roubado em uma viagem ao exterior, o primeiro passo é ir à delegacia mais próxima e fazer um boletim de ocorrência.
 
Depois, deve-se ir pessoalmente ao consulado ou à embaixada mais próxima da cidade em que está para pedir um novo.
 
Se você estiver em uma localidade que não possua representação brasileira, você precisará viajar até a cidade mais próxima que a possua.
 
Atenção: Órgãos consulares não abrem aos finais de semana e feriados!
Se o passaporte foi roubado ou perdido pouco tempo antes do seu retorno ao Brasil, você pode solicitar uma ARB – Autorização de Retorno ao Brasil.
A ARB é gratuita e pode ser solicitada na embaixada ou consulado. Mas atenção: O documento é gratuito e só pode ser utilizado uma vez para voltar ao Brasil!
 
Se você estiver no meio da sua viagem, ou, se for para outros destinos internacionais (a partir do ponto onde o passaporte foi perdido ou roubado) será necessário a solicitação de um novo passaporte. Dependendo da urgência e da época do ano, o novo passaporte pode ser entregue no mesmo dia. Vale lembrar que o prazo de validade desse passaporte pode ser reduzido devido as circunstâncias.
 
Para solicitar uma ARB ou um novo passaporte, o consulado costuma pedir alguns documentos, são eles:
 
– Registro de ocorrência policial;
– Documentos brasileiros originais ou fotocópias autenticadas, como RG ou a certidão de nascimento (ou de casamento) acompanhada de outro documento brasileiro com foto.
 
Para que você não seja pego de surpresa, sempre mantenha em um local seguro e no seu e-mail, uma cópia das páginas 1,2 e 3 do seu passaporte, cópia dos documentos pessoais (RG, CPF, CNH, Certidão de nascimento/casamento). Alguns consulados ainda podem exigir título de eleitor e o certificado de reservista para os homens.
 
Os consulados, no entanto, não poderão fornecer ou providenciar documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título de Eleitor e a Carteira de Identidade.
 
Se estiver utilizando o documento de identidade para viajar pelo Mercosul, e este for roubado, depois de fazer o boletim de ocorrência, o consulado poderá lhe fornecer uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB).
E se meu passaporte com um visto válido para os Estados Unidos for roubado/perdido ou danificado? Posso obter uma cópia do visto no meu novo passaporte?
 
Infelizmente vistos para os Estados Unidos perdidos, roubados ou danificados não podem ser substituídos. Você terá que solicitar um novo visto em um Consulado ou Embaixada dos EUA.
No caso de roubo ou perda, além da documentação necessária, leve uma cópia do boletim de ocorrência policial para a entrevista e do formulário de Passaporte Perdido ou Roubado disponível pela Embaixada ou Consulado onde irá solicitar o visto.
 
Fonte: Consulado Americano / IG / UOL / Ministério das Relações Exteriores.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

apartamento professor pedreira de freitas letras